quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vírus x gadgets

O ano de 2011 promete ser produtivo para os vírus. Mas, na lista de potenciais vítimas, os computadores saem de cena e dão lugar aos dispositivos móveis. De acordo com uma lista de previsões publicada pela McAfee, as plataformas Google, Android, Apple, Foursquare, Google TV e Mac são apontadas como os principais alvos dos vilões virtuais e os smartphones estão entre os produtos que mais sofrerão com crimes cibernéticos. O estudo ainda revela que o crescimento na aquisição de telefones inteligente e tablets e a adoção das redes sociais acabou chamando a atenção dos cibercriminosos.


Rodrigo Belo cerca seus gadgets de todos os cuidados para não ter problemas com vírus Foto: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press
A popularidade dos gadgets nos ambientes corporativos e a falta de conhecimento dos usuários sobre a segurança adequada dos dispositivos são fatores de risco. O jailbreak do iPhone e o Zeus foram as primeiras ameaças móveis de 2010. A distração dos usuários contribui para a exposição de dados e identidade, além de trasformar a ocorrência de botnets (rede de computadores zumbis dominados por hackers) e cavalos de Troia em algo corriqueiro.

De acordo com o coordenador de suporte do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Carlos Sampaio, essa realidade ainda está distante dos brasileiros. ´No Brasil, a quantidade de pessoas que possui um smartphone ainda é pequena se compararmos com a população dos Estados Unidos. Porém, à medida que o número de usuários for crescendo as ameaças também vão se intensificar`, afirma.

Segundo o coordenador, o ideal é que os usuários se mantenham em alerta. ´O vírus que vai para o computador pode chegar ao celular. Até mensagem do dispositivo móvel pode se tornar uma ameaça. O sistema operacional do Windows é o alvo mais comum de vírus no PC, pois a maior parte da população utiliza esse sistema`, ressalta.

O analista de tecnologia Rodrigo Belo possui um iPhone 4 e um iPad e condena a utilização do jailbreak. ´Já vi casos de pessoas que baixaram aplicativos e acabaram prejudicando o celular. Se você não toma cuidado com o que baixa, seu telefone ou tablet pode ser danificado`, alerta. Ele indica alguns cuidados.´Fazer o download dos aplicativos da Apple Store é um bom começo. Além de ser mais em conta, danifica menos o sistema do aparelho`, orienta.
Fonte: http://www.pernambuco.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário