Organização quer menos comerciais voltados para crianças para tentar reduzir obesidade
De acordo com um anúncio feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde), os governos devem trabalhar com a indústria alimentícia para restringir a publicidade de alimentos não saudáveis voltados às crianças. A recomendação da OMS pretende diminuir a frequência das propagandas de persuasão, ela sugere, por exemplo, reduzir o uso de desenhos animados na publicidade.
Em 2008, a organização consultou as principais empresas do setor: Coca-Cola, Grupo Bimbo, General Mills, Kellogg, Kraft, McDonald's, Mars, Nestlé, Pepsico e Unilever, além da Federação Mundial de Publicitários. As empresas se comprometeram a não fazer publicidade de produtos que não sejam saudáveis a crianças menores de 12 anos. Mas, segundo a OMS, elas não estavam cumprindo o acordo em países pobres da mesma forma que o faziam em países ricos. essa diferença fez com que a organização ressaltasse a importância de os governos monitorarem os acordos com a indústria alimentícia.
O objetivo da OMS é diminuir os números de casos de obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis com fatores de risco ligados ao estilo de vida, como câncer, diabetes, doenças cardíacas e pulmonares.
Fonte: Folha de S. Paulo
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