O Secretariado do Fórum Nacional DCA retomará agora em fevereiro o planejamento das ações para 2011, iniciado em dezembro último. O colegiado se reunirá em Brasília de 14 a 16 de fevereiro para prosseguir com o detalhamento das ações para este ano e também para realizar a primeira reunião do ano com os representantes da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
O FNDCA pretende ainda discutir com a representação da sociedade civil as ações prioritárias do CONANDA para os próximos dois anos, a partir das demandas levantadas nos eventos promovidos pelo Fórum ao longo do ano passado.
Ações - As ações do FNDCA para 2011 foram definidas em consonância com as propostas sugeridas durante os seminários regionais promovidos em 2010, na Plenária de Políticas Públicas e no Seminário Nacional.
O eixo principal das ações será a formação política e qualificada em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente para os atores da Rede do FNDCA. Outros eixos considerados prioritários são a participação de crianças e adolescentes e a reforma estatutária do Fórum.
O detalhamento das ações, a metodologia e o cronograma das ações começam a ser definidos neste encontro de fevereiro. Entre as atividades previstas estão o III Encontro Nacional de Adolescentes (ampliando o número de participantes para atender toda a Rede), cinco encontros regionais e um encontro nacional (para tratar da incidência na Política Nacional e no Orçamento), um seminário nacional com toda a Rede do FNDCA (para tratar da reforma estatutária e fazer planejamento estratégico para os próximos quatro anos) e uma Oficina de Monitoramento.
Reunião - No último dia 24 de janeiro, o Secretário de Articulação do FNDCA, Valdir Gugiel (União Catarinense de Educação - UCE/Marista), representou o Fórum na reunião do Grupo Gestor da "Rede Não Bata, Eduque!". A reunião teve como objetivo avaliar as ações realizadas em 2010 e planejar o ano de 2011.
Na ocasião, foram formalizadas as adesões de duas novas entidades à Rede: Cedeca Rio de Janeiro e Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero. A meta prioritária para ano é a aprovação do Projeto de Lei n° 7672/2010, contra castigos físicos e humilhantes à crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário