segunda-feira, 30 de abril de 2012

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO FÓRUM ESTADUAL DCA/PE


LOCAL – Sede do CEDCA-PE
Data – 23 de abril de 2012
Horário – 09 horas

Assunto – Debate com as entidades não governamentais candidatas a assento no CEDCA/PE: Qual deve ser a participação do Fórum no CEDCA-PE? O que pensam as instituições candidata que concorrem às vagas no CEDCA-PE?

A reunião ocorreu em momento bastante oportuno e trouxe para debates assuntos que com certeza fazem crescer o Fórum e principalmente o CEDCA-PE, no início de um novo mandato.

Nos informes, foi colocado como importante à participação do Fórum Estadual DCA/PE na 1X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, com ampla divulgação das vigílias que acontecem a cada dia dez, na busca incessante de mudanças do Sistema Sócio Educativo (o CASE Jaboatão, não enviou para a Conferência Estadual os dois adolescentes escolhidos como delegados na Conferência Municipal de Jaboatão). São coisas desse tipo que mostram as prioridades estabelecidas dentro dos CASEs.

Quanto à presença das instituições não governamentais no CEDCA, verificamos de forma bem salutar a importância e a qualidade do debate. Entre outras colocações pudemos observar:

1 - O CEDCA –PE precisa ter como prioridade o erradicar às fragilidades dos Conselhos Municipais de Direitos, precisando da presença mais constante em municípios onde o Conselho deixou de existir.

2 - Foi observado que a conjuntura atual é muito difícil, o que acarreta certo desconforto na afirmação e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. Vale-se ressaltar que o governo municipal do Recife, depois de permitir que o COMDICA chegasse ao ponto de gritar nas ruas pela sobrevivência, agora toma outra atitude absurda, terminando os contratos dos Educadores de Liberdade Assistida, deixando dúvidas quanto à continuação das medidas socioeducativas em meio aberto.

3 – As organizações candidatas também pontuaram que o CEDCA-PE precisa lutar para a implantação do Plano de Reordenamento do Sistema Socioeducativo.

4 – Afirmou-se que o atual Governo do Estado de Pernambuco tem promovido ações que apontam para tentativas de desmobilização da sociedade civil organizada, sobretudo nos momentos em que o Fórum Estadual DCA/PE tem feito críticas diretas ao referido governo. Diante desse quadro, ficou claro que as organizações não governamentais que vão assumir assento na nova composição do CEDCA/PE precisam estar convictas de que devem atuar no sentido de fortalecer a sociedade civil organizada na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

5 – Ressaltou-se que o CEDCA-PE deve voltar a fazer reuniões descentralizadas, valorizar o Fórum Estadual DCA/PE e descentralizar os recursos do FIA, criando uma equipe para captação de recursos disponíveis.

6 - Os/as Conselheiros/as representantes da sociedade civil na atual composição do CEDCA/PE, presentes à reunião, destacaram que este Conselho tem trabalhado na construção de políticas públicas e que as divergências ocorridas entre conselheiros/as da sociedade civil foram sempre superadas em momentos de decisões importantes para a criança e o adolescente. Neste sentido, foram destacados avanços importantes como: a criação e implementação da Escola de Conselhos, os Planos de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Plano de Reordenamento das Medidas Socioeducativas, o repasse de recursos para instituições através de editais e, por último, o apoio financeiro de forma continuada para as instituições que trabalham no acolhimento institucional e familiar.

7 - Destacou-se também a importância dos Conselheiros/as Estaduais tomarem conhecimento das leis, reconhecendo que precisamos nos adaptar às mudanças.


Fonte: COORDENAÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DCA/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário