Para dar início aos trabalhos, e como parte essencial desta discussão, foi lançada no dia 12 a publicação Fontes sobre a Infância: Diagnóstico de fontes de informação sobre a criança e o adolescente, projeto realizado pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância e com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade.
O objetivo da implantação do sistema de monitoramento é produzir um relatório anual sobre a situação da Criança e do Adolescente no Paraná, e definir estratégias para efetivação de leis e implementação de políticas públicas. A proposta tem como referência o projeto Kids Cout – Infância Cuenta, uma rede de monitoramento baseado em dados que é desenvolvida no Canadá, Estados Unidos, México e Paraguai com o apoio da Annie Casey Foudation e a Red porlos derechos de La Infancia Mexico – REDIM.
Ao promover a Oficina de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, a Rede Marista de Solidariedade mobiliza organizações da sociedade civil e contribui com a formação e fortalecimento dos atores do sistema de garantia dos direitos, na atuação de seu papel no controle social e na interlocução com os tomadores de decisão.
Instituir um sistema de monitoramento do público infanto-juvenil no Estado é imprescindível diante da necessidade de ferramentas que façam o acompanhamento e avaliação dos avanços e retrocessos no exercício dos Direitos da Infância e Juventude.
A publicação está disponível no site www.solmarista.org.br.
Centro Marista de Defesa da Infância – Tem como objetivo contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, a partir do acompanhamento de ações governamentais e da sociedade civil. O Centro busca o diálogo e parceria com entidades públicas e privadas que atuam no sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. O Centro Marista de Defesa da Infância faz parte da Rede Marista de Solidariedade.
Rede Marista de Solidariedade (RMS) – Atua na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes. Entre as linhas de ação da RMS está a participação efetiva no controle social e a incidência nas políticas públicas, por meio da representatividade em conselhos e fóruns nas áreas do direito da criança e do adolescente, da educação e da assistência social, na busca por transformações significativas e duradouras para as infâncias e juventudes.
Fonte: Pró-Menino
Nenhum comentário:
Postar um comentário