Enquanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou os postos de  atendimento dos aeroportos Brasil afora, o Programa de Proteção e  Orientação ao Consumidor (Procon) em Pernambuco tem ganhado pontos com  os usuários do sistema de companhias aéreas. Desde dezembro de 2008, o  órgão, ligado ao Governo do Estado, abriu um posto de atendimento no  Aeroporto Internacional do Recife, o  primeiro em funcionamento do País.
O posto funciona diariamente  das 8h às 20h, sempre com dois fiscais de plantão, e busca resolver no  ato problemas levados pelos consumidores relacionados a ilegalidades e  transgressões de qualquer natureza. De janeiro até junho deste ano, por  exemplo, 900 usuários foram atendidos. Após a intervenção, caso a  questão não seja resolvida de imediato, a companhia aérea é autuada e,  lá mesmo, é lavrado um auto de constatação para se instaurar um  processo, que será julgado e, caso seja considerado fundamentado, pode  gerar multa que chega a R$ 3 milhões.
De acordo com o assessor  jurídico do Procon, Lídio Souto Maior, as demandas relacionadas a  consumidores que têm problemas com companhias aéreas só crescem a cada  ano, e o Procon tem tentado amparar os usuários através de ações que  tentam restituir os danos. “Os fiscais tentam resolver o problema na  hora. No caso de haver uma espera, o Procon se responsabiliza por  acompanhar a questão até a última instância”, explicou.
Fonte: Folha de Pernambuco
 
 
O Procon Aeroporto atende também outros assuntos que não sejam ligados a companhias aéreas? Por exemplo: assuntos ligados a companhias telefônicas.
ResponderExcluirNessa unidade são recebidas apenas demandas do Aeroporto, agora na Sede que fica na Rua Floriano peixoto, São José. no horário das 08 ás 12 hrs é relacionado a outros casos!
ExcluirNessa unidade são recebidas apenas demandas do Aeroporto, agora na Sede que fica na Rua Floriano peixoto, São José. no horário das 08 ás 12 hrs é relacionado a outros casos!
ResponderExcluir