segunda-feira, 27 de junho de 2011

PROCON ABRE POSTO NO AEROPORTO DO RECIFE

Enquanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou os postos de atendimento dos aeroportos Brasil afora, o Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon) em Pernambuco tem ganhado pontos com os usuários do sistema de companhias aéreas. Desde dezembro de 2008, o órgão, ligado ao Governo do Estado, abriu um posto de atendimento no Aeroporto Internacional do Recife, o primeiro em funcionamento do País.

O posto funciona diariamente das 8h às 20h, sempre com dois fiscais de plantão, e busca resolver no ato problemas levados pelos consumidores relacionados a ilegalidades e transgressões de qualquer natureza. De janeiro até junho deste ano, por exemplo, 900 usuários foram atendidos. Após a intervenção, caso a questão não seja resolvida de imediato, a companhia aérea é autuada e, lá mesmo, é lavrado um auto de constatação para se instaurar um processo, que será julgado e, caso seja considerado fundamentado, pode gerar multa que chega a R$ 3 milhões.

De acordo com o assessor jurídico do Procon, Lídio Souto Maior, as demandas relacionadas a consumidores que têm problemas com com­panhias aéreas só crescem a cada ano, e o Procon tem tentado amparar os usuários através de ações que tentam restituir os da­nos. “Os fiscais tentam resolver o problema na hora. No caso de haver uma espera, o Procon se responsabiliza por acompanhar a questão até a última instância”, explicou.

Fonte: Folha de Pernambuco

3 comentários:

  1. O Procon Aeroporto atende também outros assuntos que não sejam ligados a companhias aéreas? Por exemplo: assuntos ligados a companhias telefônicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa unidade são recebidas apenas demandas do Aeroporto, agora na Sede que fica na Rua Floriano peixoto, São José. no horário das 08 ás 12 hrs é relacionado a outros casos!

      Excluir
  2. Nessa unidade são recebidas apenas demandas do Aeroporto, agora na Sede que fica na Rua Floriano peixoto, São José. no horário das 08 ás 12 hrs é relacionado a outros casos!

    ResponderExcluir