quarta-feira, 8 de junho de 2011

Campanha Nacional busca combater piores formas de trabalho infantil

do Portal Pró-Menino
 



Coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os fóruns estaduais, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e mais de 70 entidades, a Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil será antecipada e lançada na próxima quinta-feira, 9 de junho, em comemoração ao 12 de junho, Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil . 

O evento de lançamento contará com uma Audiência Pública no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), teatro de fantoches, participação de crianças que, simbolicamente levantarão o cartão vermelho ao trabalho infantil e uma caminhada ao plenário da Câmara dos Deputados.  “A data tem um papel importante na erradicação do trabalho infantil. É com a campanha e a mobilização do Fórum Nacional e dos Fóruns Estaduais que conseguiremos projeção na mídia para divulgar o problema e acabar com as concepções errôneas da população”, acredita Isa Oliveira, secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Com o slogan “Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos”, a campanha tem como foco quatro das piores formas de trabalho infantil: o trabalho doméstico; o trabalho nas ruas; o trabalho no lixo e com o lixo; e o trabalho na agricultura, especialmente com agrotóxicos. Segundo Isa, “essa mobilização é essencial para manter o assunto em pauta na sociedade e mostrar à população que o trabalho não é benéfico nem às crianças nem aos adolescentes, exceto no caráter de aprendizado dos jovens com 14 anos ou mais. Eles devem ter direito a uma infância plena, com educação de qualidade, o que não ocorre caso tenham que trabalhar”.

Confira o hotsite e as artes da campanha

Agenda do evento de Brasília

Mobilizações em todo o país

Nenhum comentário:

Postar um comentário