segunda-feira, 27 de junho de 2011

PE anuncia primeiro Plano de Enfrentamento às Mudanças Climáticas

Pernambuco anuncia hoje o primeiro Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, projeto inédito em todo o país com o objetivo de fundamentar, democratizar e orientar políticas públicas para o setor.  A partir de escutas realizadas pelo Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, os municípios e setores agropecuário, industrial, comercial e de mineração irão propor métodos para a identificação, mensuração e fomento de ações que favoreçam a capacidade de resiliência dos sistemas naturais e das cidades voltadas à qualidade de vida da população.
As audiências públicas setorizadas acontecem a partir de amanhã no auditório da sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, na rua Vital de Oliveira, 32, Bairro do Recife. Nesta terça-feira, a reunião acontece entre os representantes dos municípios, na quarta com o setor agropecuário e na quinta, com indústria, comércio e mineração.
O Plano foi elaborado pelo governo do estado de Pernambuco com o apoio de consultoria especializada no âmbito do Projeto Políticas Estaduais para o Clima (PEClima), implementado pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, e da Embaixada Britânica em Brasília.
Com uma superfície territorial de aproximadamente 98.146 Km2, Pernambuco abrigao uma grande diversidade de ecossistemas. A maior parte (90%) está localizado em regiões de semiárido, mais suscetíveis aos efeitos das mudanças climáticas. O estado registra altos níveis de degradação dos ecossistemas. Resta apenas 1% de Floresta Atlântica, incluindo mangue e restinga e cerca de 50% da Caatinga (Atlas da Biodiversidade de Pernambuco, 2002).

Confira o Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas

Fonte: Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário