sábado, 18 de junho de 2011

2,5 MIL JOVENS SÃO INFECTADOS PELO HIV POR DIA


DADOS SÃO DO RELATÓRIO DIVULGADO PELO PROGRAMA CONJUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE HIV E AIDS

Todos os dias, cerca de 2,5 mil jovens são infectados pelo HIV em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS (Unaids) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais. O estudo é divulgado no momento em que a descoberta da AIDS faz 30 anos. A publicação indica que a prevalência do HIV entre jovens caiu pouco e alerta que os adolescentes enfrentam um risco desproporcional de infecção por conta da sua vulnerabilidade biológica, da desigualdade social e da exclusão.
De acordo com o relatório, pessoas com idade entre 15 e 24 anos concentram 41% das novas infecções entre adultos com mais de 15 anos em 2009. Em todo o mundo, cinco milhões de jovens viviam com HIV no mesmo período. A maioria vive na África subsaariana, é mulher e não sabe que foi infectada. A publicação destaca que o início da adolescência é um momento oportuno para frear a epidemia de AIDS no mundo, já que o período antecede o início de uma vida sexual ativa.
Em junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos registrou os primeiros casos de uma enfermidade considerada à época um mistério. Um ano depois, ela recebeu o nome provisório de Doença dos 5 H, em razão de casos registrados em homossexuais, hemofílicos, haitianos, heroinômanos (usuários de heroína injetável) e prostitutas (hookers, em inglês). No mesmo ano, autoridades sanitárias detectam a possibilidade de transmissão pelo ato sexual, pelo uso de drogas injetáveis e pela exposição a sangue e derivados. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em São Paulo. A doença recebeu o nome definitivo de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Sida, em espanhol, ou AIDS, em inglês).
Três anos depois, o coquetel de medicamentos AZT se constituiu na primeira droga a reduzir a multiplicação do vírus no organismo humano. Ainda em 1987, a Assembléia Mundial de Saúde anunciou a data de 1º de dezembro como o dia mundial de luta contra a AIDS. Apenas em 1991 foi iniciado, no Brasil, o processo de aquisição e distribuição gratuita de antiretrovirais.

Fonte: ABR e Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário