Neste domingo será celebrado o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, aberto ao público, irá acontecer no Colégio São José, na avenida Conde da Boa Vista, a partir das 9h. Às 16h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernado Saburido, presidirá a celebração eucarística. Em seu 26º ano, a expectativa é reunir cerca de 500 pessoas. A programação contará com pregações, testemunhos, debates, apresentações de grupos culturais. Os jovens podem doar alimentos não perecíveis para serem distribuídos com instituições dedicadas a prestar serviços para mulheres em situações de risco.
“É mais do que um dia de festa, de comemoração. É um dia de reflexão, no qual os problemas sociais da juventude são discutidos. Nós fazemos uma análise crítica da realidade social de nossos jovens”, afirma o presidente da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, padre Gimesson Silva.
O tema deste ano será “Protagonismo Feminino: jovens mulheres tecendo relações de vida”, escolhido - segundo padre Gimesson - pelas recentes conquistas da mulher. “A ascensão de uma mulher à Presidência da República do Brasil, como o que aconteceu à Dilma Rousseff é uma vitória. No entanto, existe uma outra mão: a do preconceito. Por isso, nós abordaremos a violência doméstica e o tráfico de mulheres”, afirma. Dessa forma, o DNJ pretende debater as situações em que muitas mulheres não são contempladas, e exaltar o potencial das jovens para construírem um mundo mais justo e fraterno.
Essa é a primeira vez que o Dia Nacional da Juventude será realizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife. “Antes, as paróquias celebravam o evento isoladamente. Com o apoio de Dom Fernando Saburido, teremos essa oportunidade - e desafio - de juntarmos forças para trabalhar com a juventude”, comemora padre Gimesson Silva.
Fonte: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário