quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Seminário do Jornal Escolar promove troca entre educadores de Ipojuca, PE


 
Com o objetivo de fomentar a dinâmica do Jornal Escolar no dia a dia das escolas municipais de Ipojuca (PE), o programa Escola Ideal realizou, no dia 20 de julho, o 1º Seminário do Jornal Escolar do município. O projeto, realizado em parceria com a ONG Comunicação e Cultura, estimula a realização de publicações nas escolas, como elemento educacional.

As atividades foram divididas em duas etapas. Pela manhã, o foco eram os coordenadores pedagógicos das escolas. Andréa Gondim de Oliveira, da Comunicação e Cultura, orientou as oficinas. Nas discussões, os 30 coordenadores presentes foram estimulados a refletir como está o projeto e receberam orientações sobre os elementos da produção editorial e da importância do planejamento do jornal. “Foi como uma reciclagem quanto à dinâmica do jornal”, resume Jidel Santos, da Secretaria de Educação de Ipojuca, onde exerce as funções de coordenador e articulador executivo do Escola Ideal.

No período da tarde, o Seminário foi voltado aos professores e diagramadores. Estavam presentes 150 pessoas. Para fomentar a troca de experiências, as melhores matérias dos jornais, previamente selecionadas, foram lidas pelos professores responsáveis, que passavam ao grupo como foi e o que representou construir o respectivo jornal e texto junto ao aluno. Na sequência, Andréa realizou outra oficina, como a do período da manhã, para debater as práticas.

Um dos intuitos do seminário foi criar condições para que o Jornal Escolar continue nas mãos dessas pessoas quando o projeto acabar. A previsão é que isso ocorra no final do ano, quando o trabalho, iniciado em 2010, deve passar a ser comandado apenas pela Secretaria Municipal de Educação.

Veja trechos das avaliações sobre a experiência do seminário escritas pelos coordenadores pedagógicos participantes:

"Tivemos uma manhã de sistematização do conhecimento e também de construção de estratégias e possibilidades de uso de uma metodologia diferenciada. Os conteúdos que foram trabalhados nesta formação são bastante pertinentes para o nosso trabalho na escola enquanto coordenador do Jornal Escolar" -  Ana Rosa de J. Silva e Conceição Moraes

“Pode-se dizer que a reflexão realizada durante o encontro contribuiu significativamente para a melhoria de nosso trabalho enquanto coordenadores pedagógicos” - Marinete Maria dos Santos e Silva e José Roberto de Queiroz.

Fonte: Boletim Eletrônico - ICC/Julho 2012

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