quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes em Cabo de Santo Agostinho (PE)

O Projeto de Fortalecimento da Rede do Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes irá formar 50 agentes no município de Cabo de Santo Agostinho (PE). O grupo é formado por representantes de órgãos governamentais e sociedade civil organizada ligados à infância e adolescência. Durante a capacitação, que será realizada entre julho e agosto, serão discutidas as normativas nacionais e internacionais, questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, a Proteção Integral e suas Implicações Práticas, o Sistema Único de Assistência Social, entre outros.

O projeto é uma ação do programa Infância Ideal, do Instituto Camargo Corrêa (ICC), e conta com a parceria da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais, e da InterCement. O Encontro Inaugural do projeto foi realizado em 5 de julho. “A ação integrada desses profissionais capacitados vai fortalecer a rede. Com isso, vamos melhorar nossa estrutura para trabalhar juntos por uma infância ideal e um futuro mais digno para as nossos jovens”, pontuou a secretária de Programas Sociais, Maria do Carmo da Silva, durante o evento.

De acordo com a juíza da Vara da Infância e Juventude do município, Hélia Viegas, o trabalho em rede é fundamental. “Não há efeitos práticos e positivos se não houver um trabalho feito em conjunto. A responsabilidade na garantia dos direitos da criança e do adolescente é de todos, do poder público, do judiciário, sociedade civil e inclusive do setor privado, que deve cumprir o seu papel social”, informou.

Para a coordenadora do Centro de Referência da Liberdade Assistida do município, Maríllia Torres, uma das participantes do evento, a formação vai melhorar o trabalho dos agentes que lidam com esse público. “Vamos reforçar a promoção de socialização da criança e adolescente com a família, a inserção escolar e comunitária, o acesso à saúde, fazendo com que isso contribua para que esta parcela da sociedade que está em situação de vulnerabilidade social rompa com a prática infracional e consiga ter seus direitos resguardados”, comentou.

Com informações da Secom/Cabo.

Fonte: boletim Eletrônico - ICC/Julho 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário