quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O CIRCO IV


O nosso país saiu a pouco mais de trinta anos de uma ditadura militar . Dias onde o silencio e a omissão eram a Lei. Quando saímos desse período passamos a considerar importante que as nossas decisões fossem tomadas em Assembléias e a partir daí entramos na era das Conferencias.
 Mesmo que o Artigo 204 da nossa Constituição Federativa e outras Leis complementarem como o ECA e a LOAS  tenham aberto espaços deliberativos e de controle das ações , consideramos o nome “Conferencias” muito mais democrático e popular.  Ainda considero o papel das Conferencias,  fundamentais para consolidação da democracia participativa no Brasil. Mesmo que tenhamos que mudar o método cansativo aplicado por uma minoria que se estabelece no poder , tentando ao mesmo tempo deliberar e fazer o controle social.
Mas , é esquisito que levemos mais uma vez , adolescentes para estes locais sem que tenham certeza do que é ser protagonistas . Por não termos certeza do que farão e não querermos entender nossa incompetência no seu amadurecimento, tentamos tutelá-los durante todo o tempo;” cuidado , vocês não podem sair à noite” “ com quem estão nos quartos “ “CERVEJA NÃO, AQUI NÃO “. Aplaudimos  até quando não tem o que dizer . Sinto saudades dos encontros dos “sem terrinhas” e dos/as adolescentes do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua em Pernambuco . Na verdade sempre foram crianças e/ou adolescentes protagonistas ;Quando os/as  meninos/as do MNMMR tomaram ocuparam as cadeiras de Deputados e Senadores  no Congresso Nacional e aprovaram o Estatuto da Criança e do Adolescente bem antes de 13 de julho de 1990, senti neles a força da palavra protagonismo.
A 9ª Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente tinha tudo para ser diferente ; afinal as propostas já estavam aprovadas na 8ª. Por mais de dois anos.  O momento para conferirmos qual o orçamento para execução das propostas para os próximos dez anos. Orçamento este já discutido nos Estados e Municípios e de conhecimento dos jovens ali presentes.
Foi estranho. As vezes penso que não passaríamos no julgamento do Artigo 232 do ECA.
Foi estranho - Pela primeira vez o CONANDA  não teve força política para  conduzir a Conferencia , cada vez mais “chapa branca”.  Sequer fez a abertura . Muito menos encerrou . Seria a Ministra Maria do Rosário Presidenta do CONANDA?
Comecei a considerar que os meus textos sobre o  Circo começaram a ter dimensão nacional .Afinal foi O  circo do global Marcos Frota ( saudades do escola de circo de chão de estrelas na Campina do Barreto )  que abriu a 9ª Conferencia . Foi  a palestrante Ivete Sangalo quem encerrou .
Conferencia Enlouquecida
Sistema Enlouquecido .

Silvino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário