quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENCONTRO ANUAL PELO DIÁLOGO CATÓLICO-JUDAICO



ENCONTRO ANUAL PELO DIÁLOGO CATÓLICO-JUDAICO


Curitiba sediou a XVII Assembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico, cujo tema foi "Judaísmo e Catolicismo, desafios diante do avanço científico". O encontro reuniu lideranças religiosas e políticas, diretores de escolas, estudantes e interessados. A Confederação Israelita do Brasil foi representada pelo rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista.

"Por meio de uma discussão sobre bioética e religião, utilizaremos esta convenção anual da Comissão Nacional de Diálogo como uma ferramenta de aproximação entre as comunidades católica e judaica. Em um mundo onde conviver com a diversidade humana continua sendo desafiador, vozes moderadas precisam ser ouvidas e amplificadas da maneira mais enfática possível." explicou Schlesinger. O rabino é membro da Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico, uma comissão mista e permanente criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981, e apoiada pela Conib.

Schlesinger foi um dos palestrantes na abertura do encontro, com a conferência "Bioética Judaica e Católica", que também teve a participação do médico Cícero de Andrade Urban.

Para o professor e especialista em judaísmo Antonio Carlos Costa Coelho, um dos coordenadores do evento, as duas religiões caminham para a superação de um afastamento de dois mil anos: "Entre católicos e judeus existe 80% de semelhança e 20% de diferença, e é essa diferença que deve ser valorizada, pois ela enriquece cada uma das comunidades".

O rabino Pablo Berman, da Comunidade Israelita do Paraná, ressaltou que cada tradição é uma forma diferente de conhecer Deus, e o diálogo necessita da singularidade de cada religião e de sua riqueza histórica e cultural. Berman e o padre Jaime Sánchez Bosch interpretarão textos bíblicos sob as óticas judaica e católica.

Para o presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz, judaísmo e cristianismo possuem convergências, especialmente na edificação humana. "O homem está se distanciando de sua humanidade. Assim, todo e qualquer movimento que vise resgatar os valores humanos é válido".

Também participou do encontro o presidente da entidade judaica de direitos humanos B’nai B’rith, Abraham Goldstein.

Fonte: CONIB

Nenhum comentário:

Postar um comentário