sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tiwa - desativação de serviços em 15-01-2012

Leia esta importante mensagem sobre desativação de serviços do projeto Tiwa.

O Tiwa tem sido um projeto de serviços Internet voltado exclusivamente para instituições sem fins lucrativos, resultado de um trabalho iniciado em 1984 no Ibase que resultou na criação do Alternex em 1989, o primeiro provedor de serviços Internet aberto ao público no Brasil. Nascida dentro do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e depois continuada na Rits (Rede de Informações para o Terceiro Setor) através do extinto projeto Ritsnet, a proposta de um espaço de serviços Internet sem fins comerciais, voltado exclusivamente a entidades da sociedade civil organizada foi -- e continua sendo -- pioneira.

No entanto, infelizmente, nossa visão da importância de se manter um espaço como o Tiwa não coincide com a da maioria das entidades com quem temos trabalhado. Para a maioria, Internet simplesmente é um serviço que se compra no mercado, e ter um espaço autônomo, independente dos interesses comerciais, parece ser irrelevante. Tentamos por vários anos preservar o projeto, especialmente a infraestrutura que temos graças ao apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do LNCC no Rio de Janeiro. No cenário atual de intensificação do vigilantismo na Internet e da crescente coleta e processamento de dados pessoais com fins de monetização desses dados, utilização indevida ou mesmo ilegal, o Tiwa procurou ser também um espaço de proteção de direitos.

Reconhecemos que, com o projeto Tiwa, estamos aqui no Nupef "dando murro em ponta de faca". No momento em que se agrava ainda mais a crise de recursos, quando a midia empresarial joga todas as entidades civis em uma vala comum com a colaboração ativa do próprio governo federal, esgotou-se nossa capacidade de manter o projeto tal como é hoje. O Tiwa é subsidiado pelo Nupef, e hoje a entidade não tem mais condições de seguir com esse subsídios.

Em consequência, vemo-nos forçados a implementar imediatamente as seguintes mudanças:

1. O Tiwa deixará, a partir de 15 de janeiro de 2012, de prestar serviços Internet genéricos, restringindo-se apenas aos serviços dos projetos do próprio Nupef e de entidades ou projetos que envolvem parcerias com o Nupef, através de termos de compromisso ou memorandos de entendimento envolvendo tipos de uso, responsabilidades mútuas e compartilhamento de custos. A infraestrutura existente será mantida.

2. Para as entidades que quiserem continuar utilizando os serviços, mesmo que não haja parceria específica em projetos com o Nupef, e tendo em vista o quadro atual de custos e o número de participantes do projeto hoje, calculamos o valor mínimo da contribuição anual para utilizar serviços do Tiwa em R$1.800,00 (equivalente a R$150 mensais). Isso envolve os custos de conectividade, aluguel do espaço, manutenção de servidores e de uma equipe mínima de suporte.

3. As entidades que desejarem transferir os serviços para um provedor comercial terão o nosso apoio técnico para a transferência dos conteúdos (diretórios Web e bases de dados). Fizemos contato com um provedor menor, mas de reconhecida competência (HostBits) que está interessado em receber essas entidades, a custos comerciais. Não temos nenhum compromisso no entanto com qualquer provedor, apenas indicamos HostBits porque nos parece melhor que os "atacadistas" como Locaweb, UOL e outros. Não assumimos responsabilidade sobre a prestação dos serviços sediados fora do Tiwa.

4. As entidades que utilizam endereços de email do próprio projeto Tiwa (como os endereços no domínio cidadania.org.br) terão esses endereços mantidos, independente de seguirem associadas ao projeto ou não.

5. As entidades que mantêm hoje listas de discussão ou distribuição e que optarem por migrar para outro provedor, terão essas listas mantidas até o final de fevereiro de 2012 -- todos os outros serviços (DNS, sediamento Web, email) serão desativados até 15 de janeiro de 2012.

IMPORTANTE: Solicitamos a todas as entidades que receberam esta mensagem por email que por favor entrem em contato até 15/12/2011 com o projeto Tiwa pelo email atendimento@tiwa.net.br e indiquem seu interesse em continuar ou em migrar para outro provedor, enviando também, se necessário, nome e telefone de contato.

Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2011

Instituto Nupef - equipe Tiwa

Fonte: RETS

Nenhum comentário:

Postar um comentário