quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Banco Mundial lança e-atlas de gênero

atlas generoO novo e-Atlas de Gênero do Banco Mundial, faz parte de de um conjunto de atlas eletrônicos interativos, que permitem que os/as usuários/as visualizem mapas e gráficos com dezenas de indicadores de gênero - com comparações ao longo do tempo e entre países. A ferramenta também permite ver estatísticas dos países em suas várias dimensões de promoção de bem-estar social e empoderamento, através de buscas por palavras-chave. Quando o indicador é selecionado, um mapa do mundo é exibido, mostrando os últimos dados para mais de 200 países.

Os níveis de educação e saúde de mulheres e meninas têm melhorado significativamente ao longo dos anos. Mas em muitas partes do mundo, as mulheres continuam a morrer no parto, ou sequer chegam a nascer pelo simples fato de serem mulheres - as taxas são alarmantes. Às mulheres continuam a ser negada voz e capacidade de tomada de decisão, na família e na sociedade - e as oportunidades econômicas para as mulheres continuam a ser muito restritas. Essa desigualdade, além de injusta, também é um erro econômico: sub-investir em meninas e mulheres coloca um freio na redução da pobreza e limita o desenvolvimento econômico e socialdas sociedades. Este novo produto do Banco Mundial informa, através de dados, o progresso de mais de 200 países no sentido da igualdade de gênero e desenvolvimento.
Com este eAtlas, pode-se:

  • Mapear mais de 80 indicadores do Banco Mundial em todo o mundo
  • Comparar e ver dois mapas ao mesmo tempo
  • Animar mapas para vizualizar mudanças ao longo do tempo
  • Ver todos os dados em tabelas e gráficos ao lado dos mapas
  • Exportar dados para uso em apresentações e
  • Importar dados.

Por exemplo, se uma pessoa estiver interessada em ver como o seu país está em uma série de questões de gênero, pode verificar esta nova aplicação para mapear e criar gráficos de dezenas de indicadores de gênero ao longo do tempo e fazendo comparações com outros países. Digamos que uma usuária está interessada em ver a quantas anda o seu país na participação das mulheres no mercado de trabalho. Para isso, basta clicar no referido indicador depois de uma pesquisa por palavra-chave e um mapa do mundo aparece, mostrando os últimos dados para mais de 200 economias.
e-atlas

Para acessar o eAtlas de Gênero, visite o site do atlas de gênero.

Fonte: RETS

Nenhum comentário:

Postar um comentário