terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em PE, descentralização de ações busca combater interiorização da Aids

Pernambuco é o 12º na lista de estados brasileiros com maior incidência. Número total é de 18 mil portadores da enfermidade desde 1983.

François Figueiroa, coordenador estadual de DST/Aids em Pernambuco (Foto: Divulgação)
François Figueiroa, coordenador estadual de
DST/Aidsem Pernambuco (Foto: Divulgação)

Pernambuco é o 11º na lista de estados brasileiros com maior incidência de Aids segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde. Em 2010, foram 17 casos para cada cem mil habitantes – a lista é encabeçada por Rio Grande do Sul (37,6), Roraima (35,7) e Amazonas (30,9). De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, desde 1983 o estado acumula 18 mil portadores da enfermidade.

(Observação: ao ser publicada, esta reportagem informou números errados com base em dados divulgados de manhã pelo Ministério da Saúde, em entrevista em Brasília. No final da tarde, a assessoria do ministério admitiu que distribuiu à imprensa uma tabela errada. As informações desta reportagem foram corrigidas às 19h53.)
O estudo nacional mostra que o número de casos permanece estável no país, mas, no Nordeste, a mortalidade teve uma discreta redução: de 4,2 em 2009 para 4,0 em 2010. “Nossos números tendem à estabilização. Nos últimos 4, 5 anos temos 1.150 casos novos a cada ano”, afirma François Figueiroa, coordenador estadual de DST/Aids em Pernambuco. O ideal, segundo ele, era que esta estabilização ocorresse em um nível um pouco mais baixo. “Se fossem 150 por ano já era uma melhora significativa”, analisa.
O número de casos no Nordeste é menor do que em todas as outras regiões: são 12,6 mil casos para cada cem mil habitantes. Na região, também se morre menos da doença: 8,5/cem mil. O Ministério da Saúde atribui os números positivos a ações como a ampliação da testagem e do acesso ao tratamento antirretroviral e a expansão da capacitação dos profissionais de saúde.
Em Pernambuco, ocorre uma interiorização da epidemia segundo Figueiroa. As ações de tratamento e prevenção têm, de acordo com ele, acompanhado esta tendência. Atualmente o estado tem 25 centros de testagem e aconselhamento municipais espalhados por seu território. Os serviços de assistência especializada também estão espalhados – são 19.
O Boletim do Ministério indica ainda que a estimativa de pessoas infectadas (prevalência) é estável – 0,6% da população. No entanto, entre 2009 e 2010, o número de novos casos notificados (incidência) caiu de 18,8 para 17,9/100 mil habitantes. François Figueiroa lembra que os pacientes só costumam entrar nas estatísticas oficiais aproximadamente cinco anos depois da contaminação.
Um dos investimentos do estado é para estabilizar a transmissão vertical – quando a mãe contamina o filho durante a gravidez. O teste rápido já é feito atualmente em 84 maternidades. No Brasil, a transmissão do vírus no parto ou pelo leite materno teve uma redução significativa: 41% entre 1998 e 2010.

Um dos desafios do combate à doença é a forma de lidar com públicos específicos. No grupo com idade entre 15 e 24 anos , em 2010, para cada 16 homossexuais vivendo com Aids havia 10 heterossexuais. Em 1998, essa relação era de 12 para 10. Em Pernambuco, os mecanismos de prevenção são segmentados. Por meio dos Postos de Saúde da Família (PSFs), agentes comunitários de saúde e com Organizações Não Governamentais, as informações têm chegado a grupos distintos, como presidiários, estudantes, adolescentes e homens que fazem sexo com homens.
Fonte G1 PE

II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapetim

Foi realizada na segunda feira (21/11), a II Conferência Municipal dos Direitos  da Criança e do Adolescente, como Tema: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política Decenal de Direitos Humanos da Criança  e do Adolescente, evento aconteceu no Espaço Cultural Rogaciano Leite centro de Itapetim, aonde se apresentaram vários grupos de dança e teatro do pro jovem,  Veios de Ouro, E.M.A.P.S e  PETI.

Estiveram presentes no evento:  o Palestrante José Rufino da Silva (Conselheiro do CEDCA/PE e também Presidente da Associação das Rádios Comunitárias de Pernambuco), Valtecio Rufino da Silva (editor chefe do site Cariri Notícias e correspondente da Rádio Miramar FM e Folha do Cariri), a articuladora do selo UNICEF Betânia Viana, o juiz da Comarca Dr Célio de Sá, representando o prefeito Arquimedes Machado, Erivan Ruben (dir. radio Pedras Soltas FM), Fátima Lopes (diretora do E.T.T.), a secretaria de educação Fátima Piancó, Flávia Lira, os vereadores Ailson Alves, Seu Dido, Romão, representantes do Tutelar, Meio Ambiente, Educação, Selo  UNICEF, CRAS,  Assistência Social, PETI, Saúde, FUNDEB..

Estiveram participando dos eixos e plenária os seguimentos do Governo  e a Sociedade Civil, a conferência que teve e. Apresentaram – se os grupos de Danças:  Arreio e Pro jovem.


Fonte: caririnoticias.com

MPF recomenda a Ministério da Saúde conclusão de estudos sobre ampliação do Teste do Pezinho

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou ao Ministério da Saúde a conclusão de estudos sobre a ampliação do teste do pezinho. A pasta está fazendo estudos para adicionar o diagnóstico de mais duas doenças no teste: a hiperplasia adrenal congênita, também conhecida como HAC (grupo de doenças hereditárias decorrentes da deficiência de uma das enzimas necessárias para a produção de hormônios suprarrenais) e a deficiência de biotinidase (doença metabólica na qual o organismo não consegue obter a vitamina biotina de maneira adequada).
As glândulas suprarrenais têm a função de regular o metabolismo do sódio, do potássio, da água, dos carboidratos e de regular as reações do corpo humano ao estresse. Já a biotina funciona no metabolismo de proteínas e carboidratos.
O teste do pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) detecta apenas quatro doenças: hipotireoidismo congênito (doença que impossibilita o organismo de gerar o hormônio tireoidiano T4, impedindo o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido ), fenilcetonúria (doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase, envolvida na síntese da melanina, que dá pigmentação à pele, olhos e cabelos), hemoglobinopatias (gama de doenças ocasionadas por defeitos na proteína hemoglobina) e fibrose cística (doença genética causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas. Nos pacientes afetados, as glândulas exócrinas produzem uma secreção muito mais espessa do que nas crianças normais).
No entanto, já existe uma versão ampliada do teste, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem, disponível apenas no sistema privado de saúde.
Foi recomendado pelo MPF também o início de pesquisas para a inclusão – no programa de detecção de doenças na fase neonatal, o Programa Nacional de Triagem Neonatal, de responsabilidade do ministério – das patologias deficiência de glicose-6-fosfato desidronagenase, ou G6PD (ruptura da membrana das hemácias em decorrência da presença de agentes oxidantes, como alguns fármacos ou alimentos), e toxoplasmose congênita (doença infecciosa congênita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii).
A toxoplasmose costuma ser benigna e não apresenta sintomas, mas pode, eventualmente, causar perda da visão, ainda que parcial. Nas gestantes, se ultrapassar a placenta, a contaminação pode atingir o feto, ocasionando hidrocefalia e atrofia cerebral. Com a G6PD, o paciente terá problemas na estrutura das hemácias, células que carregam a hemoglobina, que dá a característica vermelha do sangue e carrega o oxigênio e parte do gás carbônico.
A procuradoria deu um prazo de 60 dias para que o Ministério da Saúde envie o relatório final dos estudos realizados sobre a inclusão da HAC e da deficiência de biotinidase no teste. Além disso, solicitou pareceres sobre o início da pesquisa para a inclusão da G6PD e da toxoplasmose congênita no programa, no mesmo prazo.
Segundo o MPF, dados fornecidos pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina mostram que, atualmente, são atendidas 160 crianças com HAC no estado, e que o diagnóstico precoce, provavelmente, tenha salvado a vida de parte dos pacientes. As crianças diagnosticadas não tinham qualquer suspeita clínica da doença. Em Santa Catarina, além do diagnóstico das quatro doenças congênitas, também são feitos, no teste do pezinho, adicionalmente, os exames para detecção da HAC, da galactose e da deficiência de biotinidase.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia Mundial de Combate a Aids

Evento e Pesquisa inédita - No Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, às 10h, o Instituto Kaplan e Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de S.Paulo – promoverão sessão especial da exposição “Por dentro da Camisinha” e divulgam a pesquisa com mais de mil adolescentes sobre a percepção da ação, características e eficácia do preservativo na prevenção de DST/AIDS.

Dia Mundial de Combate à Aids
Sessão Especial da exposição “Por dentro da Camisinha” e divulgação pesquisa sobre uso do preservativo
Dia: 1º de dezembro  Hora: 10h
Local: Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n - Centro


Assessorias de Imprensa
Catavento – Flavia Faiola – (11) 3846-5787
Instituto Kaplan – Vera Moreira – (11) 3253-0586

GRUPO GESTOR DA ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCO REALIZOU ÚLTIMA REUNIÃO DE 2011

O Grupo Gestor da Escola de Conselhos de Pernambuco fez sua última reunião neste ano de 2011. A reunião foi realizada na Sala do Pleno do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE). Compareceram a reunião os representantes do CEDCA, Madalena Fucks e Daniel Ferreira, Rosa Barros, do Governo do Estado, Nivaldo Silva, do Fórum DCA/PE, Maria da Conceição Pimentel, da ACONTEPE e Humberto Miranda, da UFRPE, Coordenador da Escola de Conselhos.
Na pauta foram discutidos a avaliação da Aula Inaugural do Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente, proferida pela Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o início das aulas do Curso de Extensão das turmas da Região Metropolitana do Recife, a produção do Vídeo Pedagógico da Escola de Conselhos, os recursos e investimentos para publicação, o Projeto Oficinas em Fernandode Noronha e o projeto Político-Pedagógico da Escola.
O Grupo Gestor voltará a se reunir em 2012.

domingo, 27 de novembro de 2011

IPOJUCA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ipojuca realizou nos dias 24 e 25 sua VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência aconteceu na Escola Municipal Santo Cristo e teve a participção de 125 pessoas, entre delegados e convidados, representando órgãos governamentais e organizações da sociedade civil.
A Conselheira Rosa Barros representou o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Governador Eduardo Campos no evento, que este ano teve como tema "Mobilizando, Implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes".

A Conferência Magna foi proferida pelo Professor Humberto Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco. Após a palestra o Professor participou de debate com os participantes.

O relatório final com os resultados consolidados desta Conferência encontra-se em fase de elaboração e será publicado em breve.

sábado, 26 de novembro de 2011

ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO (A) TUTELAR DE IPOJUCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ipojuca realizará inscrições para os pré-candidatos aos Conselhos Tutelares de Camela, Ipojuca Sede e Nossa Senhora do Ó. O processo de escolha será iniciado em dezembro, após a publicação do edital de convocação. O CMDCA já vem realizando diversas reuniões com o Ministério Público, órgão fiscalizador do processo.
Para se candidatar é necessário ter idade superior a 21 anos, reconhecida idoneidade moral e residir no município. Após a incrição o candidato participará de um curso de habilitação. As eleições estão previstas para ocorrer em março de 2012. Os eleitos vão atuar no triênio 2012-2015.

Maiores informações:

CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Rua José Marinho Alves, 410-A, Centro, Ipojuca - PE
Tel. (81) 3551-1651
e-mail: cmdcaipojuca@hotmail.com

MLPC/PE - MOVIMENTO DE LUTA POPULAR E COMUNITÁRIO DE PERNAMBUCO




Em 10 de março de 2007 se constituiu o MLPC/PE. Tendo este Movimento a tarefa de fortalecer as LUTAS POPULARES e articular as diversas políticas públicas, que são: SAÚDE, EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEGURANÇA PÚBLICA DE FATO E DE DIREITO, HABITAÇÃO DE QUALIDADE, CULTURA, LAZER, ESPORTES, GÊNERO, RAÇA/ETNIA, DIVERSIDADE SEXUAL, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA SOCIAL  ENTRE OUTRAS POLÍTICAS.

A UTOPIA DE CONTINUAR A LUTA

Manter a disposição para fortalecer as várias lutas em torno de garantir direitos as pessoas na perspectiva dos DIREITOS HUMANOS E NA JUSTIÇA SOCIAL.

UMA LUTA COMUM

Interação e integração é uma das palavras mais importantes para a realização de UMA LUTA COMUM, porque só a LUTA FAZ A LEI e garante várias mudanças e concretiza sonhos em realidades.

A LUTA FAZ A LEI!

MOBILIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA faz a diferença de quem coletivamente busca dias melhores. Mostra de Luta tem tudo a ver com mobilização constante e cotidianamente.


MLPC/PE
Movimento de Luta Popular e Comunitário de Pernambuco
Rua Gomes Pacheco, 05, Campo do Vila, Espinheiro, CEP: 52.021-060
Recife - PE
Tel. (81) 88827845
e-mail: mlpcpe@gmail.com