Neste 24 de março, Organização Mundial da Saúde, OMS, marca o Dia Internacional da Tuberculose; doença mata pelo menos 200 crianças por dia
da Rádio ONU em Nova YorkCamilo Malheiros Freire
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que os países devem se esforçar para melhor combater a tuberculose. A doença mata pelo menos 200 crianças, menores de cinco anos, por dia.
Ban fez a declaração no Instituto de Medicina Respiratória em Kuala Lumpur, capital da Malásia, durante visita oficial ao país.
Mortes Desnecessárias
O Secretário-Geral afirmou que a ação internacional para combater a tuberculose tem sido insatisfatória. Segundo ele, muitos países têm a capacidade de prevenir mortes desnecessárias. Ban lembrou que os governos devem conscientizar suas populações assim como prover tratamento adequado a seus cidadãos.
Em preparação para o Dia Internacional da Tuberculose, neste sábado, a Organização Mundial da Saúde, OMS, disse que houve progresso na luta contra a doença. O número de mortes caiu 40% desde 1990.
Mas para a agência, ainda há muito a ser feito para a erradicação da doença no mundo. Uma outra preocupação da OMS é o número de soropositivos que contraem a tuberculose.
Bactéria
Nesta sexta-feira, a OMS informou que os estudos sobre novas bactérias extraresistentes a medicamentos devem continuar. Ainda não existem informações suficientes sobre variantes da bactéria, que causa a doença, e que são resistentes ao tratamento. De acordo com a agência, novas drogas estão sendo desenvolvidas.
De acordo com a ONU, a prevenção da doença custa 3 centavos de dólar por criança, e o tratamento somente 50 centavos de dólar por paciente.
Fonte: Pró-Menino
Nenhum comentário:
Postar um comentário