O principal objetivo da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) já é conhecido do povo brasileiro: promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. Prova disso são as Conferências Municipais e Estaduais já realizadas, com mais de 102 mil participantes. Para ampliar ainda mais o envolvimento da população, a Controladoria-Geral da União (CGU) inicia hoje outra modalidade de participação: a Conferência Virtual da 1ª Consocial.
Para realização da etapa virtual da 1ª Consocial, a Controladoria-Geral da União e Câmara dos Deputados criaram um ambiente de participação no Portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br). A Conferência Virtual da 1ª Consocial vai ocorrer de 19 de março a 8 de abril e, para participar, basta acessar o Portal e-Democracia, fazer um rápido cadastro (nome, e-mail e UF) e se engajar nos debates.
A Conferência Virtual será realizada em duas etapas. Na primeira (de 19/3 a 1/4), “Construindo propostas”, os participantes apresentam, discutem e organizam suas propostas com o apoio de uma equipe de mediação. Na segunda (2 a 8/4), “Escolhendo propostas”, uma etapa de valoração, cada participante distribui até 20 pontos entre as propostas que mais gosta, sendo, no máximo, 5 pontos por proposta.
Ao final, as 80 propostas mais pontuadas serão incorporadas ao caderno de propostas, que será debatido durante a Etapa Nacional da 1ª Consocial.
Vale lembrar que, diferentemente das Etapas Municipais/Regionais e Estaduais, a Conferência Virtual não elege delegados. Entretanto, serão selecionados 10 pessoas para participar como convidados da Etapa Nacional, em Brasília-DF, de 18 a 20 de maio deste ano. Os convidados terão suas despesas custeadas (passagem, hospedagem e alimentação) e participarão dos debates com direito a voz, mas sem direito à voto.
Mais informações: Portal da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, disponível em http://www.consocial.cgu.gov.br/conferencia-virtual/.
Manual da Conferência Virtual, disponível aqui.
Fonte: http://edemocracia.camara.gov.br/ e Abong
Nenhum comentário:
Postar um comentário