Durante os grandes eventos que compõem o calendário festivo do Recife, não é difícil perceber a presença de crianças no comércio informal e no recolhimento de materiais recicláveis. Por vezes, essas crianças forma abandonadas e dependem apenas delas próprias para sobreviver. No entanto, existem casos em que esse tipo de trabalho é incentivado pelos pais. Para aumentar o combate a essa prática, o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) da Prefeitura do Recife assinou no dia 28/12/2011 um convênio com a Secretaria Estadual da Juventude, visando aumentar as ações de combate à exploração do trabalho infantil.
Através desse apoio, as equipes do Iasc pretendem potencializar o trabalho de retirada das crianças e adolescentes encontradas em situação de trabalho infantil, principalmente em eventos como a festa do Morro da Conceição, Carnaval, São João, Natal e Reveillon. O acordo prevê, também, a distribuição de materiais publicitários para campanhas educativas, confecção de material pedagógico, capacitação e aumento no número de agentes. O serviço é realizado pelo órgão municipal desde 2001, mas só agora terá a área de abragência considerada ideal para o atendimento.
A iniciativa pretende realizar as abordagens de uma maneira que oriente melhor os pais e os donos de toldos ou barracas que empregam crianças e adolescentes. O aumento real no contigente ainda vai ser estudado. Por enquanto, o Estado vai interceder a partir do Carnaval.
Fonte: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário