terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeitura do Recife apresenta o Atlas do Desenvolvimento Humano da RMR

A Prefeitura do Recife (PCR) apresentará nesta quarta-feira (13), às 9h30, o Atlas do Desenvolvimento Humano na Região Metropolitana (RMR). O banco de dados é uma ferramenta de conhecimento da realidade socioeconômica e das condições de vida dos moradores dos 14 municípios que integram o Grande Recife. A apresentação acontecerá no auditório Carlos Wilson Campos, no Tribunal de Contas do Estado. Segundo as informações da PCR, um dos objetivos do projeto é permitir que sejam identificadas as desigualdades sociais entre a população da RMR.

O Atlas contém um banco de dados eletrônico, que inclui o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) – que é o nível de sucesso atingido pela sociedade no acesso ao conhecimento (dimensão educação), direito a uma vida longa e saudável (dimensão longevidade) e direito a um padrão de vida digno (dimensão renda) – e os seus subíndices, além de cerca de 250 indicadores baseados nos censos demográficos do IBGE de 1991 a 2000 que são apresentados em planilhas por temas.

Os assuntos abordados são caracterização, demografia, educação, renda, trabalho, habitação, vulnerabilidade, desenvolvimento humano e população e são destacados por recortes territoriais político-administrativos e unidades de desenvolvimento humano (metropolitanas e municipais), além de mapas, imagens de satélite e perfis das diversas unidades espaciais.

O intuito é que o projeto atenda a diversos segmentos sociais e profissionais, entre eles, gestores públicos, pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e de movimentos sociais e técnicos dos governos municipal, estadual e federal.

A ação é desenvolvida sob coordenação da PCR em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Ministério da Integração Nacional.

Em 2005, a PCR lançou o Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife. A versão que será apresentada nesta quarta-feira será mais completa, pois conterá informações de todos os 14 municípios que integram o Grande Recife.

Fonte: DiáriodePernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário