terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes


O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes surgiu de uma proposta no Encontro realizado em Natal (RN), em junho de 2000, onde foi elaborado o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Em Julho de 2002, o Fórum Nacional e o Departamento da Criança e do Adolescente - DCA com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisa de Referência da Criança e do Adolescente - CECRIA, realizaram uma oficina nacional em Brasília (DF) com dois objetivos: avaliar a mobilização e a articulação das organizações não-governamentais e governamentais no processo de implementação do Plano Nacional e discutir a consolidação e formas de funcionamento do Comitê Nacional.
O Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instalado como uma instância nacional representativa da sociedade, dos poderes públicos e das cooperações internacionais, para monitoramento da implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. Para os encaminhamentos políticos e operacionais do Comitê Nacional foi criada uma coordenação colegiada composta por 14 membros.
A primeira reunião da coordenação colegiada do Comitê Nacional realizou-se em outubro de 2002 e teve como principais resultados a indicação da coordenação e vice-coordenação geral, a aprovação do Estatuto e aprovação da carta de princípios para adesão de membros ao Comitê Nacional.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem a sua missão operacionalizada pela coordenação colegiada que se reúne ordinariamente trimestralmente e pelo funcionamento da secretaria executiva com sede em Brasília (DF). Todos os atos e práticas estão orientados por seu Estatuto, pelo Plano de Trabalho elaborado anualmente pela coordenação colegiada e aprovado pela assembléia geral, bem como pelas decisões tomadas nas reuniões ordinárias e/ ou extraordinárias.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - CNEVSCA tem como missão ser a instância nacional representativa da sociedade, dos poderes públicos e das cooperações internacionais para o monitoramento, avaliação e implementação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O CNEVSCA tem como metas prioritárias:
  • Articular as instâncias regionais, estaduais e municipais para a formulação e a implementação dos planos estaduais e municipais;
  • Colaborar com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no planejamento e execução de ações de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes;
  • Mobilizar os governos para a inserção das ações do Plano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes nos orçamentos da União, dos estados e municípios;
  • Promover o dia 18 de maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – como referência de mobilização de massa;
  • Criar instrumentos de avaliação e monitoramento dos Planos Nacional, estaduais e municipais e
  • Consolidar banco de dados nacional para análise permanente da situação.

ORGANIZAÇÃO
O CNEVSCA tem a sua missão operacionalizada pela coordenação colegiada que se reúne ordinariamente, semestralmente, pela coordenação executiva, pelos pontos focais e pelo funcionamento da secretaria executiva com sede em Brasília-DF. Todos os atos e práticas estão orientados por seu Regimento Interno, pelo Plano de Trabalho elaborado anualmente pela coordenação colegiada, bem como pelas decisões tomadas nas reuniões ordinárias e/ ou extraordinárias.
Em cada estado da federação há um ponto focal do CNEVSCA que é formado por redes, fóruns ou comitês estaduais que buscam articular os estados e os municípios para as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.


INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÕES DO COMITÊ NACIONAL
Assembléia Geral - Instância máxima de deliberação composta por todos os membros filiados.
Coordenação Colegiada - Instância de deliberação e encaminhamentos técnicos e políticos, composta de 13(treze) membros eleitos em assembléia geral para mandato de 2(dois) anos.
Coordenação Geral - Composta de um coordenador e um vice eleitos pela coordenação colegiada para mandato de 2(dois) anos.
Secretaria Executiva - Composta de um secretário e um assistente, escolhidos pela coordenação geral.


COMPOSIÇÃO ATUAL
®      SECRETARIA EXECUTIVA
§  Karina Aparecida Figueiredo - Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente

 ®      COORDENAÇÃO COLEGIADA PARA O TRIÊNIO 2011/2013
§  Membros Natos
CONANDA
Miriam Maria José dos Santos
FCNCT
Silvia Carla Cardoso.
FÓRUM DCA
Diarlon Cesar Torres.

§  Representantes Regionais
CENTRO-OESTE
Fórum Matogrossense (MT) - Dilma Camargo
Fórum Goiano (GO) - Anna Fátima
NORDESTE
Casa de Passagem (PE) - Jaciara Arruda

NORTE
Cedeca Pé na Taba (AM) - Lucimar de Souza Weil
Cedeca Emaús (PA) - Alessandra Cordovil
SUDESTE
Cedeca Interlagos (SP) - Kátia Cristina dos Reis
AMAS (MG) – Helyzabeth Campos
SUL
Ciranda (PR) - Douglas Moreira
Fórum Catarinense (SC) - Geny Beckert

§  Representantes Regionais da Juventude
CENTRO-OESTE
Fórum Goiano (GO) - Santiago Plata
INESC (DF) - Poti Alves Picanço
NORDESTE
Pastoral do Menor (PB) - Andrezza Ribeiro Gomes
Visão Mundial (SP)- Ingrid Batista
NORTE
Makunaima (RR) - Graciele Oliveira dos Santos
Cedeca Pé na Taba (AM) - Beatriz Andrade da Silva
SUDESTE
Circo de Todo Mundo (MG) - Moisés Barbosa Ferreira Costa
CEDECA INTERLAGOS (SP) Brenda Barbosa da Silva
SUL
Em processo eletivo. 

§  Consultores Nacionais
ANCED
Denise de Carvalho Campos
ANDI
Elizabeth Vieira Gomes
CHILDHOOD
Itamar Batista Gonçalves
ECPAT BRASIL
Tiana Santo Sé

Fonte:  Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário