sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CONSELHO TUTELAR: UM ESTRANHO EXTRATERRESTRE‏


O cinema ao longo do tempo sempre explorou a possível vida em outros planetas. Marte, naves espaciais e seus estranhos seres (verdes??) faziam parte desse universo . Por causas nunca explicadas nas telonas, essas estranhas civilizações invadiam nosso “mundinho atrasado” e, a todo custo, dominava ou tentava  subjugar a  todos nós, terráqueos. “Guerra dos mundos”, remake de 2005 e contatos imediatos do terceiro grau de 1977, ambos dirigidos pelo cineasta  Steven Spielberg ajudaram a construir esse incrível imaginário coletivo.
 
Recentemente acompanhando um grupo de conselheiros tutelares em  visita a uma escola modelo conhecemos coisas muito interessantes: prédio novo, salas amplas, bem ventiladas/climatizadas, móveis adaptados a faixa etária,  recursos audiovisuais (pc,datashow), biblioteca onde os alunos levavam os livros para casa , refeitório com cardápio de nutricionista, professores motivados e ... alunos felizes.  Falo de uma escola de ensino fundamental até a 4ª série. Escola pública  com cara de inclusiva e cidadã. A gestora (o nome moderno é esse agora...)  no afã de nos mostrar a “produção cultural coletiva” dos alunos do 1º ano b nos presenteia com um singular verso: “lá vem ele, lá vem ele. Magro, alto, cabeça grande, olhos fundos./lá vem Beto em uma nave aparecendo no céu, na cabeça um chapéu./vive em uma nave, aparecendo na terra na 6ª feira treze./ele é mau! Ele é mau. Leva crianças para matar? NÃO, LEVA CRIANÇAS DESOBEDIENTES PARA O CONSELHO TUTELAR!.
 
Concordo que o ct ainda pareça um extraterrestre. Afinal esse ser que “pega criancinhas desobedientes” só tem 22 anos, 12, 10  ,8 ou até menos,  dependendo de onde estivermos .  Conheço alguns até que se assemelham a essas criaturas disformes de cabeça grande e olhos fundos. Por acaso não seriam aqueles que quando implantados pelo poder público municipal deixa-lhes faltar as condições mínimas  de funcionamento: tem o computador , mas falta a impressora, ou tinta dela; carro, vai o emprestado de outro órgão; telefone?(é o meu que ainda tem bônus). E a sede? Essa de tão improvisada e sem condições deveria ser destruída, como nos filmes de ficção, por armas laser.  O ET do filme quase sempre é mau. Assim como o do verso.  E o que dizer quando imputam aos conselheiros o papel de policial, médico, juiz, promotor ou técnico social descaracterizando a sua natureza. Não seria uma forma  de dar-lhes um pseudo poder  de subjugar e entrar na mente de nossas crianças , adolescentes  e por que não de seus pais , pobres terráqueos,  e transformá-los em seres bons e obedientes ?.
 
Não me  incomoda  tanto quando a dileta professora,  quem sabe em mais uma de tantas tentativas de dá limites  a sua turma , diz que criança desobediente vai para o conselho tutelar. Mas me incomoda muito quando a nossa rede de atendimento por omissão, por desconhecimento atribui  e cobra dos conselhos tutelares atribuições que não lhes são de direitos. E Estes, por achar cobrado pelo Estado ou pela  sociedade, age sem se importar com a estrita observância das normas e da função de zelador de direitos. Mas o que todos nós  devemos sentir profundamente incomodados é quando quem tem o dever legal e moral de garantir   condições mínimas para o funcionamento de órgão de extrema importância na defesa da pessoa humana agem como autoridades terrestres dos filmes de alienígenas: tentam minar as ações desses seres até que consigam exterminá-los (conselhos, crianças...) e os expulsarem do nosso meio.

ALEXANDRE BEZERRA

Os artigos publicados, não refletem necessariamente, a opinião deste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário