quinta-feira, 11 de outubro de 2012

8ª Vigília contra a violência no sistema sócio-educativo de Pernambuco

O Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Fórum DCA/PE) realizou nesta quarta-feira (10) a 8ª Vigília contra a violência no sistema sócio-educativo de Pernambuco. O ato ocorreu mais uma vez no Pátio do Carmo, centro do Recife. Representantes de diversos municípios se fizeram presentes: Recife, Ipojuca, Igarassu, Itaquitinga, Limoeiro , Belo Jardim, Vitória de Santo Antão, Moreno, entre outros. Os adolescentes e jovens das unidades de internação do Sistema Socioeducativo de Pernambuco continuam sendo mortos, torturados, agredidos e tendo diversos outros direitos violados. Cinco mortes já ocorreram ao longo do ano de 2012: no dia 10/01/12, durante rebelião no interior do Centro de Atendimento Socioeducativo do Cabo de Santo Agostinho, três jovens foram brutalmente espancados, torturados, queimados e, um deles, decapitado; em 28/05/12, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Abreu e Lima, uma rebelião resultou na morte de mais um adolescente e em ferimentos
graves a um Agente Socioeducativo; em 01/09/12, uma nova rebelião no Centro de Atendimento Socioeducativo de Abreu e Lima provocou a morte de outro adolescente, que foi queimado e teve seus pés decepados. As tragédias se repetiram e, infelizmente, poderão continuar a se repetir se o Governo do Estado de Pernambuco permanecer na postura de não tomar providências concretas para reordenar o Sistema Socioeducativo do estado. Ainda esperamos os resultados das investigações que o governo disse ter realizado sobre as rebeliões e mortes ocorridas neste ano. Ainda esperamos a execução do Plano de Reordenamento do Sistema Socioeducativo de Pernambuco, que deveria ter começado a ser executado a partir de 2010, mas até agora não saiu do papel. Acima de tudo, ainda esperamos que sejam respeitados e garantidos os direitos dos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas neste estado.
Entre as instituições presentes: CEDES-Centro de Estudos e Desenvolvimento Social, Casa de Passagem Ana Vasconcelos, Casa Menina Mulher, Cendhec, Cidade Evangélica dos Órfãos, Conselho Tutelar de Vitória de Santo Antão, Movimento Pró-Criança, Fórum Sócio-Educativo, Centro Joaquim Vicente Ferreira, Associação Inajá Mendes, CMDCA de Igarassu, CMDCA de Belo Jardim, Grupo de apoio aos Meninos de Rua de Gravatá.









































Fotos: Nivaldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário