O grande ensaio-geral para a Cúpula dos Povos está chegando! No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), diversas ações serão realizadas em todo o mundo em defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da natureza.
No Rio de Janeiro, duas mobilizações da Cúpula dos Povos já estão confirmadas. Às 13h, a concentração ocorrerá em frente à sede do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na Avenida Venezuela 110 – Praça Mauá. Às 16h30, outra manifestação está marcada em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), na Avenida Marechal Câmara 210 – Centro. Na Cinelândia, entre 13h30 e 15h30, também ocorrerão diversas intervenções promovidas por organizações que integram a Cúpula.
Em São Paulo, entidades realizam a Tenda contra a Mercantilização da Vida – Não à Economia Verde, pela justiça ambiental, por uma economia solidária e pela sociedade do bem-viver, das 10h às 16h, no Largo São Francisco, região central da cidade. A atividade tem por objetivo promover, por meio de ações lúdicas e visuais, uma crítica à “Economia Verde”, proposta na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. O documento oficial da ONU, no primeiro capítulo sobre economia verde, coloca que o principal aliado para a transição ao modelo sustentável é o setor privado, que está participando diretamente da elaboração do documento, inclusive no desenvolvimento das chamadas “metas de desenvolvimento sustentável”. [para saber mais sobre a Campanha Não à Economia Verde acesse:http://nogreeneconomy.org/en/]
Nos Estados Unidos, manifestações em diversos estados irão pressionar os negociadores dos país escalados para a Rio+20, a “a defenderem os direitos do povo americano e não de Wall Street”. Também irão se posicionar “por uma verdadeira economia verde, e contra uma economia pintada de verde”.
Também ocorrerão ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente no México, em países da Europa e demais países da América do Sul. Mais informações sobre essas manifestações estarão no site da Cúpula dos Povos (www.cupuladospovos.org.br).
Fonte: RETS
Nenhum comentário:
Postar um comentário