sábado, 31 de dezembro de 2011

UMA INCRÍVEL SENSAÇÃO!


Não sei por que a sensação...
Mas, parece-me que quando desejamos feliz ano novo,
Temos a mania de apagar o ano velho sem sequer considerá-lo e/ou avaliá-lo
Começaria tudo outra vez e de novo?
Será por isso que Jader Barbalho foi empossado no recesso parlamentar?
Absolvido por um tribunal que censura e proíbe o julgamento de seus membros?
Será porque os grandes avanços propostos pela Lei 8.069/90, não avançaram e a partir daí começamos a fazer leis e mais leis buscando justificar as nossas incompetências em fazer cumprir um documento simples, inclusivo e real?
Vamos criar leis e planos. Um sistema para o atendimento sócio educativo que chamaremos de SINASE. Se não der certo uma Lei de Execução de Medidas Sócio Educativas , que será substituída por outra lei, ou “reforçada “ por um novo plano..
Uma nova Lei para Adoção. Outra NOB (norma operacional básica) para a Assistência  e uma para educação.
Quantos documentos mais?
Será que em 2012 os Conselhos de Direitos assumirão seu papel de controlador de ações em todos os níveis, só por que mudamos de ano, acredito que não.
Será que os fundos criados com tanta expectativa por nós, atingiram seus objetivos?
No princípio, nos primeiros mandatos, lutamos por fundos administrados e geridos dentro dos Conselhos numa “briga” incessante contra os modelos do CONANDA,  inspirados nos Conselhos de Santa Catarina , Rio Grande do Sul e outros?
Valeu a luta?
É triste observar que os muitos fundos perderam o rumo e a transparência. Que anos após anos, a burocracia dos mesmos não permite que os mais necessitados sejam atendidos. Como é triste observar que em muitos municípios esses organismos especiais se tornaram mecanismos confusos e obscuros.
Será que em 2012 vai mudar?
E os Conselhos Tutelares, quando serão reconhecidos para que os seus membros possam ser cobrados. Como substituo funções do Juiz de Menores e dou aos/as Conselheiros/as o menor salário do Município. Vale-se ressaltar que os/as Conselheiros/as de Fernando de Noronha recebem um dos menores salários da Ilha.
E a FUNASE , e os CASES comandados por  coronéis?  Onde está o TRIPÉ previsto no SINASE – 1 - Proposta pedagógica ( Plano Individual ) 2- Formação permanente na perspectiva da promoção, proteção e defesa dos Direitos Humanos para todas as pessoas envolvidas . 3- Reordenamento e Municipalização
Continuo acreditando no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente como órgão de Estado.Foi por isso que enfrentamos governos fortes.
Em respeito aos sonhadores, ainda que realistas, mas sonhadores;
Por amor aos pequeninos.
Pelos que nas nossas calçadas esperam o milagre do natal e do ano novo.
No dia 29 de dezembro consegui contar nas ruas no Centro de Recife e na principal via entre Recife/ Boa Viagem/Piedade  mas de 80 crianças de colo. Alguma, com suas famílias disputavam espaço na beira de um canal insalubre, perigoso e cruel. Esses retratos do povo chamado de “prioridade absoluta.” não incomoda mais.
Com a certeza que despertemos para um novo ano com vontade de gritar e de não deixar que o cotidiano e os ‘compromissos “nos impeça de pensar, agir e nos indignar  desejo a todos um 2012 diferente, parecido com o ano de 1985, 86, 87 , 88... quando à margem da Lei , interferíamos em políticas públicas.
Que Deus abençoe as nossas crianças.
Silvino Neto

Obs- se você passar pelo Cais de Santa Rita, Praça Maciel Pinheiro, ou percorrer o trecho Boa Viagem /Piedade via canal. Vai observar a mesma imagem que vi. Ah! Com carro de vidro fechado e escuro, talvez não...

Silvino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário