terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Semana de Nossa América na UFPE - inscrições abertas


A Semana de Nossa América na UFPE ocorrerá entre os dia 17(segunda-feira) e 20(quinta-feira) do mês de dezembro, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Além da programação composta de Mesas Temáticas e Celebrações Culturais, haverá também cine-debates, exposições.... (conferir: www.latinoamericarecife.org)

1ª Semana Nossa América na UFPE está com a programação científica definida. A Conferência “José Martí e seu projeto de equilíbrio do mundo” será proferida por Vilma Mederos, do Centro de Estudos Martianos, de Havana (Cuba), logo após a abertura do evento, no dia 19 de dezembro. Está aberta a  inscrição de participantes. Basta enviar mensagem ao emaillatinoamericarecife@gmail.com, contendo nome completo, número de um documento de identificação (RG ou CPF, de preferência) e telefone para contato. Será conferido certificado a todos que se inscreverem no limite da capacidade do auditório do Centro de Educação da UFPE.

“A atual crise econômica mundial e a América Latina: causas, efeitos e soluções” será o tema da Mesa Redonda 1, no mesmo dia, com a participação de Vantuil Barroso (Cátedra José Martí / UFPE), Marcos Costa Lima (Alas - UFPE), David Cavalcante (Unicap) e  Daniel Rodrigues (Centro de Educação da UFPE).

Encerrando a tarde, serão debatidos os impactos sociais e econômicos das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto do subcontinente latinoamericano. Os jornalistas Luis Costa Pinto (Idéias, Fatos e Texto) e Rafael Freire (Fenaj) terão a companhia dos professores Marco Mondaine (Departamento de Serviço Social e Pós Graduação em Comunicação da UFPE) e Gildemarques Costa e Silva (UFPE – Centro de Educação) na Mesa Redonda 2.

Na quinta-feira (20/12) as questões da educação e da juventude estarão no centro do debate. A cubana Vilma Mederos vai dialogar com o professor André Ferreira (UFPE – Centro de Educação) e o doutorando Rodriggo Cavalcanti “Martí e a educação nas circunstâncias do mundo atual".

A juventude latinoamericana e os dilemas globais serão abordados por Edval Nunes Cajá (do Centro Cultural Manoel Lisboa) e Naara Melo (Universidade Federal de Campina Grande- PB). O debate vai contar ainda com um representante do Consulado da Venezuela em Recife.

Entre as mesas 3 e 4, será realizada uma plenária para aprovar o texto da Carta do Recife a ser apresentada na III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, em Havana, entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2013.

A 1ª Semana Nossa América em Recife contará com a apresentação de grupos de música da UFPE e de cultura popular do bairro da Várzea, em diversos momentos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário