terça-feira, 23 de novembro de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL APONTA ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA

Cerca de 150 pessoas, entre elas 50 adolescentes, participaram na semana passada do Seminário Nacional do Fórum Nacional DCA para debater propostas e estratégias de incidência da sociedade civil na formulação da Política Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal DCA, documentos em elaboração no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
A partir das propostas oriundas dos Seminários Regionais, promovidos pelo FNDCA nos últimos meses nas cinco regiões brasileiras, os participantes trabalharam distribuídos em grupos e definiram estratégias para a atuação da sociedade civil. Os resultados dos trabalhos serão sistematizados e socializados com a rede do FNDCA.
Entre os pontos apresentados, destacam-se a participação de Crianças e Adolescentes; educação política; controle social do orçamento público; comunicação social como direito e como ferramenta; ampliação dos espaços de incidência política; alianças e parcerias com outros atores de defesa de direitos humanos; responsabilização de gestores públicos; avaliação criteriosa dos Conselhos Tutelares; criação de frentes parlamentares.
Documento – Durante o encontro o Secretariado Nacional do Fórum apresentou a minuta de um Documento com o posicionamento político do colegiado sobre a “incidência da sociedade civil politicamente referenciada e organicamente articulada para a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes”. O documento será disponibilizado para toda a rede do FNDCA para contribuições.
O texto aponta que as análises da situação debatida no âmbito dos seminários realizados nas cinco regiões brasileiras pelo FNDCA dão conta de explicitar não apenas o estado de violação de direitos de crianças e adolescentes, manifestos em todo tipo de violência, negligência, abuso, exploração, discriminação, verdadeira condição de desproteção social e institucional que se assevera também em razão da fragilidade, inconsistência e incompletude do Sistema de Garantia de Direitos. “Exemplos claros disso foram as questões apresentadas em relação ao SINASE, à rede de atendimento, ao Sistema de Justiça. Importante ressaltar a lógica que ainda subjaz e vai na contramão do enfoque de direitos e que se manifesta também no sistema de garantias quando se eleva sob! remaneira o processo de criminalização da pobreza e judicialização da questão social”.
No Documento, o Fórum sinaliza também que “é preciso avançar na garantia da participação política de crianças e adolescentes não apenas por meio do voto, mas também na formulação da própria política de garantia dos direitos da criança e do adolescente, como bem reivindicado nos seminários regionais do FNDCA. Por isso, a defesa de adolescentes integrando o CONANDA, como representantes da sociedade civil organizada, em número igual aos representantes adultos”.
O texto também aborda questões sobre funcionamento de conselhos, controles democráticos, política econômica, redução da maioridade penal e aumento do tempo de internação, entre outros. Como documento preliminar apresentado no seminário nacional, o texto deverá ser ainda adensado com as análises e propostas apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário