terça-feira, 23 de novembro de 2010

ADOLESCENTES TIVERAM PRODUÇÃO DIFERENCIADA

Mais uma vez a participação dos adolescentes foi destaque no Seminário promovido pelo Fórum Nacional DCA. Desta vez, o evento foi o Seminário Nacional para debater estratégias de incidência na Política Nacional e no Plano Decenal DCA. Vindos de todas as regiões do País, mais de 50 adolescentes participaram dos debates, trabalharam com dinâmicas diferenciadas e apresentaram suas propostas.
Com o apoio dos educadores do Instituto Fala Guri, os adolescentes analisaram as 96 propostas apresentadas pelos meninos e meninas durante os seminários regionais. Deste total, 24 propostas foram sistematizadas e detalhadas pelos adolescentes.
A apresentação do trabalho dos adolescentes foi feita na forma de oito vídeos produzidos inteiramente por eles durante o Seminário Nacional. Os vídeos serão disponibilizados no site do Instituto Fala Guri e poderão ser acessados por qualquer interessado.
Nos trabalhos, os adolescentes abordaram temas como passe livre, discriminação, defesa de direitos, direito de expressão, saúde, segurança, educação, arte, cultura e participação, entre outros.
A adolescente Iasmin Xavier, da Bahia, integrante da Comissão de Adolescentes do FNDCA, apresentou um cordel de sua autoria que fala de maneira lúdica sobre a percepção dos jovens em relação aos seminários promovidos pelo FNDCA este ano. Clique aqui e acesse o cordel Seja Brasil.
Muitos outros adolescentes escreveram poesias, músicas e textos sobre suas participações no Seminário. Outro bom exemplo deste olhar diferenciado está no texto escrito pela adolescente Mairã Soares, da região Norte, sobre seu aprendizado. Acesse o texto Ano de Confirmações, escrito por Mairã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário